quarta-feira, maio 09, 2007

Retalhos do dia...

Paradoxos
A impressão que temos é a de que, para os mais novos, a leitura deixou de ser importante. Quando lhes dizemos:

- Leiam o texto.

Invariavelmente reagem:

- Mas o que é que é para fazer?

Invariavelmente a resposta é:

- Ler. Simplesmente ler.

Parece então que para eles ler e fazer são coisas diferentes, isto é ler é não fazer.

A mim, que na idade deles ia à carrinha da Gulbenkian buscar três livros de quinze em quinze dias, adquiri a benesse especial de levar quatro, como cliente fiel, pedinchona e assídua, e ainda ia à Papelaria Campinas alugar mais uns quantos a 5 tostões cada, nem que fossem, quando não havia mais nada, romances cor-de-rosa, deixa-me preocupada.
Será por influência da leitura vertical-funcional-de trabalho?
...
Hoje, a professora de Educação Física do 5º. B faltou, creio que em serviço, e eu fui substituí-la. Como não tínhamos sala disponível, escolhi um local do pátio bem tranquilo entre as árvores, mandei-os sentarem-se no chão, pedi à Clara, que estava na sala 8 que me emprestasse uma cadeira (estatuto é estatuto...), sentámo-nos todos e eu disse:
- Vamos ler.
- Ler?!? - Coro de vozes.
- Sim, ler... Porque estão tão admirados? Lá em casa não lêem uns para os outros? Já experimentaram? É bom ouvir a voz humana...
- Olha, ler... - disse uma delas - assim que eu começo, a minha mãe manda-me logo calar...
- És muito conversadora?
- Sim, nunca me calo - retorquiu comprometida.
- Pois eu quero ouvir-te a ler. Escolhe um texto do livro de Português e lê-o para nós.
Um a um, rapazes e raparigas, em alternância, foram lendo textos escolhidos por si.
Encontrámo-nos com um texto engraçadíssimo da Alexandre Honrado, com Cecília Meireles e tantos outros. Quando um terminava, batiam-se palmas.
Tranquilos, atentos, diria deliciados, mesmo, com a súbita mudança de rotinas e uma aula em pleno pátio, atrás do Bloco A. Um faz-de-conta de ida ao campo.
O João-dos-olhos-azuis parecia um pouco espantado. Começou por estranhar ter de partilhar a professora de TIC com o resto da turma e por procurar monopolizar a minha atenção duas ou três vezes.
- Senta, João, ouve os colegas a ler.
Estava quase a tocar para a saída, quando um deles diz:
- St'ora, o João precisa de se assoar...
João-dos-olhos-azuis com duas grandes ranhocas verdes em plena floração.
Vai lá. Lava bem o nariz...
Foi.
É bom viveler em Oeiras. Eu gosto mesmo muito!

3 comentários:

Anónimo disse...

Adoro ler, mas também adoro que leiam para mim. Tento despertar no meus alunos o interesse pela leitura. Acredito que o blogue e o podcast deram outra visão e motivação para os livros. É tão bom vê-los procurar histórias e querer conhecer mais um pouquinho deste mundo fántástico

Paideia disse...

Olá, magnífica Helena.
Já fui lá deixar uns recadinhos para os teus magníficos. Espero que gostem e se sintam motivados.
1 ab da
Idalina

Alda Serras disse...

Eles gostam de ler, principalmente alto, gostam de ouvir a sua própria voz. Oferecem-se para ler, ficam amuados quando não são escolhidos. Fazem um texto, perguntam logo "podemos ler em voz alta?" às vezes, o mais difícil é conseguir que se ouçam uns aos outros.