domingo, maio 27, 2007


Joaquina Sebastião, deputada


"Quando muito, o capitalismo neoliberal, confrontado com as movimentações dos pobres, admite, por se sentir ameaçado, alguma atenção às políticas sociais que não belisquem o seu poder, a sua riqueza, a sua consideração.
E chega-se até ao despudor de responsabilizar os excluídos pela sua própria exclusão. A ideia de que podem superar por eles mesmos a pobreza está bem expresso no uso e abuso, nos textos internacionais da noção de empowerment.
Sem se Ter em conta a precaridade intelectual e psicológica das pessoas que vivem na pobreza. Como acentuou o Prémio Nobel de Economia Amartya Sem. Mas não se atiram para o caixote do lixo da história, que é onde irão parar, as políticas que causam a exclusão e que cavam um imenso fosso entre pobres e ricos. A sacralização do mercado. Os programas de ajustamentos estruturais do FMI e também do BM. A dívida sempre crescente dos países mais pobres. Os paraísos fiscais.
Os pobres e excluídos que se manifestam contra a pobreza, exigem outras políticas. Que combatam as desigualdades.
Porque a pobreza não radica em qualquer ordem natural. Porque não há uma ordem natural. Apenas a marcha dos seres humanos para um outro mundo.
Porque um outro mundo é possível."


Declaração Política sobre a pobreza, 19 Outubro 2000
Imagem: recolha da cortiça, Blog Abrupto

Sem comentários: