sábado, maio 26, 2007

Em relação ao post anterior, há ainda outras coisas, igualmente explicadas por José Gil, que se concretizam em factos como este:

O programa CRIE, em conjunto com a Malha Atlântica, vai promover um evento sobre comunidades virtuais de aprendizagem na plataforma moodle, tendo-me enviado, e ao Manuel Russo (espero...) convites para asistirmos. Acontece que somos nós ambos que temos estudos científicos sobre comunidades e fóruns on-line; no caso do Manuel Russo, a tese dele é justamente sobre uma comunidade de aprendizagem que ele criou com os seus alunos, que tem como base tecnológica a plataforma... moodle!
Não é engraçado?
Isto diverte-me.
E já agradeci o convite.
José Gil, no livro já citado, escreve assim, a páginas 91:

"Um dos exemplos cuja acção difusa e insinuante pode comprometer o trabalho de um grupo ou mesmo a marcha geral de zonas inteiras do trabalho social é a inveja.
Não sendo uma característica especialmente portuguesa (...) tem em Portugal um terreno de eleição. Por várias razões: porque o país continua a ser em muitos domínios uma sociedade fechada; porque, enquanto tal, o elemento pessoal e humano ainda pesa mais que a estrutura impessoal, sendo assim, os efeitos da inveja só indirectamente, através das pessoas, atingem a instituição e portanto raramente se descobre a relação entre causa e a consequência(...)"

1 comentário:

Anónimo disse...

Idalina, como eu a entendo. Parece que o maior prazer de certa gente é desvalorizar o saber e a competência dos outros.
Felizmente que o conhecimento também nos dá a capacidade para entender as situações e não nos afectar como seria suposto acontecer (ou essa gente gostaria que acontecesse).
Bom fim de semana