A reflexão docente nas suas diversas tipologias
(Modelo de Hatton & Smith)
Hatton e Smith (1994) identificaram quatro níveis de reflexão docente:
– Nível 1 - A escrita descritiva
– Nível 2 - A reflexão descritiva
– Nível 3 - A reflexão dialógica e
– Nível 4 - A reflexão crítica.
Na sua essência, a escrita descritiva não é reflexiva, mas um tipo de escrita que inclui relatórios e descrições de acontecimentos, sem procurar justificá-los.
O segundo nível, a reflexão descritiva procura explicações baseadas em opiniões pessoais ou na revisão de literatura; não se limita a descrever factos, mas procura justificá-los de forma descritiva ou narrativa. Reconhece e cita pontos de vista alternativos na literatura; pode assumir a forma de reflexão baseada numa posição teórica ou no reconhecimento de factores e perspectivas múltiplas.
A reflexão dialógica explora os motivos e hipóteses possíveis; procede de um afastamento dos professores em relação aos factos/acções, eleva-se a um nível diferente de elaboração, explora a diferença, os factos, as acções, produz juízos e hipóteses alternativas. É uma reflexão analítica e integrativa de factores e perspectivas diversos, capaz de identificar inconsistências de raciocínio ou de apreciação:
A reflexão crítica, o estádio mais elevado de reflexão, já evidencia a compreensão de que as acções e os acontecimentos têm um contexto concreto, e que as perspectivas múltiplas são, também elas, explicáveis por contextos sociopolíticos e históricos diversos, reconhecem que o conceito implica a aceitação de uma determinada ideologia, com os seus pressupostos e a sua epistemologia, que formam o enquadramento da reflexão.
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