quinta-feira, maio 24, 2007

Eu devo dizer que estou profundamente curiosa por saber quais os resultados destas provas de aferição: por saber se há correlação entre o sucesso ou insucesso a Matemática e a Língua Portuguesa, por saber o peso do género nos resultados, por conhecer a sua distribuição geográfica.
Em que medida estes resultados espelharão - ou não - um país assimétrico em termos de recursos e de oportunidades constitui a minha pergunta de eleição; saber o comportamento dos rapazes e das raparigas em cada uma das provas será interessante, saber se os resultados a Português e a Matemática estão ligados entre si, também. Fazer a tipologia do erro, particularmente na disciplina de Matemática e interpretá-la à luz das correntes pedagógicas em jogo, fascinante, desenhar configurações sistémicas, ensaiar a construção de modelizações analíticas, identificar associações privilegiadas, realizar uma abordagem relacional sobre as múltiplas variáveis, observar o posicionamento relativo dos vários grupos, proceder a quantificações múltiplas, desenvolver análises estruturais através de tratamentos estatísticos facilmente aplicáveis com software adequado serão várias das tarefas possíveis que nos iluminariam sobre o funcionamento do sistema, não apenas em termos quantitativos e descritivos.
Alguma vez teremos acesso a esses dados? Ou permanecerão para sempre - e como sempre - vedados à investigação?
Em suma, uma forma de estudar o peso das muitas variáveis no sucesso académico.

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