II. Características familiares e abandono escolar
No âmbito das características familiares, os estudos relacionados com os padrões familiares de estudantes que abandonam precocemente a Escola referem 1) estilos de vida “não convencionais”; 2) estruturas familiares monoparentais, 3) más práticas parentais, incluindo falta de apoio emocional, de envolvimento com a escolaridade do jovem e supervisão inadequada; outros investigadores referem ainda 4) o peso da conflituosidade intrafamiliar.
De um modo geral, as baixas expectativas parentais estão fortemente associadas ao abandono escolar (Battin-Pearson et al., 2000) e verifica-se uma forte associação entre o nível de participação parental e as realizações escolares (Finn & Rock, 1997; McNeal, 1999). Por último Orthner & Randolph (1999) relacionaram o fenómeno de abandono escolar a famílias dependentes de subsídios sociais, onde o emprego é precário, por oposição a crianças provenientes de famílias com estabilidade profissional.
Em suma, baixas expectativas parentais, supervisão insuficiente ou inadequada, são variáveis fortemente associadas ao abandono escolar, enquanto o ambiente familiar e a qualidade do apoio familiar ao estudante condicionam, quer pela positiva, quer pela negativa, o seu sucesso académico.
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