domingo, maio 13, 2007

Leituras

A FILHA DO OFICIAL, de Zina Rohan, Livro publicado pela Portobello, Maio de 2007.

Uma história épica em tempo de guerra. Uma jovem arrastada nos ventos da história tem de enfrentar perigos e escolhas impossíveis.
Marta sempre desejou seguir as pisadas do seu pai, um oficial do exército polaco. Em vez disso, tem de liderar um grupo de raparigas na fronteira entre a Polónia e a Alemanha, no dia da invasão dos Nazis, em 1939. As raparigas refugiam-se numa escola remota, mas temem pela sua segurança.
Quando o exército russo faz Marta prisioneira, esta resiste a uma longa e perigosa viagem, dos campos siberianos a um hospital de campanha na Pérsia.
O livro termina onze anos depois, na Inglaterra do pós-guerra, sendo Marta já uma mulher adulta cujo um processo de maturação envolve ter de recorrer a todas as suas reservas de coragem, para fazer opções impossíveis.Uma história com uma personagem que, não sendo particularmente simpática, nos envolve num processo de crescimento, em que o sofrimento tem um papel estruturante. Começa-se e não se consegue largar até à última palavra. Compele-me a traduzi-lo.

Sem comentários: