Supressão do exame de filosofia do 11º. Ano
Já foi um erro tornar a disciplina opcional no 12º. Ano. Acabar ou secundarizar a formação filosófica no ensino secundário é um erro estratégico sem tamanho.
Um objectivo essencial da educação do século XXI é o de formar cidadãos capazes de reflectir criticamente, de conhecer os processos de argumentação, de os saber utilizar com rigor e pertinência.
Não se compreende como é que noutros países do mundo ocidental se dá cada vez mais importância à infusão do pensamento crítico no currículo e Portugal anda às avessas nesta matéria.
Não faz qualquer sentido que um aluno entre para um curso superior de Filosofia, sem fazer uma prova de acesso a Filosofia, do mesmo modo que não faz qualquer sentido acabar com a prova de Matemática para quem vá para cursos onde a Matemática é uma disciplina estruturante. É como se alguém que quer estudar Língua e Cultura Portuguesas o possa fazer sem a prova de acesso a Língua Portuguesa. Sabemos que o nosso povo e a nossa cultura não primam pela sua capacidade de pensar, que é preciso que aprendamos a pensar. Silenciar a Filosofia é cortar a raiz ao pensamento. É obra de ignorantes.
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