I. Características pessoais e abandono escolar
São as características cognitivas, emocionais e comportamentais que constituem o maior peso nas taxas de abandono escolar.
No âmbito cognitivo, as dificuldades de aprendizagem são a variável mais importante (Battin-Pearson, Newcomb, Abbot, Hill, Catalano, & Hawkins, 2000), seguida da retenção e do baixo rendimento escolar (Jimerson, Anderson, & Whippie 2002).
No âmbito emocional, os estudantes de risco têm falta de interesse pela escola (Vallerand, Fortier, & Guay, 1997), não valorizam o sucesso académico, nem os valores da Escola (Alexander, Entwisle, & Horsey, 1997), e manifestam ainda outros características, tais como: isolamento social, ansiedade e problemas depressivos (Marcotte, Fortin, Royer, Potvin, & Leclerc, 2001).
Muitos destes estudantes não correspondem às expectativas da Escola e manifestam uma elevada frequência de problemas de comportamento, um dos mais fortes preditores do abandono escolar designadamente comportamentos agressivos, delinquência, consumo de álcool ou drogas. Estes comportamentos desajustados são uma consequência da falta de competências sociais, de que resultam punições escolares diversas.
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