terça-feira, maio 08, 2007

A democracia cumpre-se: Lista A e Lista B
A lista B oficializou a sua candidatura já no final do dia de sexta-feira e os programas das listas foram afixados, nos termos do calendário eleitoral.
Um primeiro ponto a favor da lista B: revelaram claramente a sua intenção de se apresentarem a eleições, com naturalidade, com sinceridade e com verdade. Parece-me que o principal objectivo da Lista B era o de que a democracia funcionasse e, nesse sentido, já somaram uma vitória.
Lidos os programas, a primeira impressão é de que o programa da Lista A está mais completo e mais articulado. Aborda assuntos que são caros aos professores, na medida em que toca naquilo que são as nossas grandes utopias. Uma observação mais sistemática revela todavia uma lista B com um programa mais concreto, que denota uma percepção mais fina da realidade do Agrupamento, uma linha de acção mais focalizada e, por isso mesmo, com uma maior expectativa de eficácia.
Por outro lado, a escola precisa de uma gestão menos centrada na imagem, que consubstanciou num padrão de valores que revelaram alguma falência, e de se concentrar na substância, designadamente num projecto educativo mais realista, mais down to earth, mais funcional, provavelmente menos "visível", mas mais eficiente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo...

Anónimo disse...

A questão é saber se alguma vez houve, de facto, um projecto educativo.