terça-feira, maio 29, 2007

Como seleccionar os candidatos a à docência?
Os sistemas de acesso à docência têm como objectivo fundamental seleccionar os melhores candidatos ao exercício da profissão, aqueles que prometem vir a ser bons professores.
Por melhores candidatos ao exercício da função, parece ser pacífico considerar-se que, em termos gerais, devem ser os que associam competências científico-técnicas a qualidades humanas, designadamente a chamada vocação para ensinar.
Avaliar as competências científico-técnicas não apresenta grandes problemas. A questão crucial está em saber como avaliar as qualidades humanas, a chamada vocação.
Ora a vocação é um conceito com limites muito pouco precisos; além do mais, é também um conceito em constante construção. Pode até variar em função do nível etário dos futuros alunos.
Por outro lado, ao longo do nosso percurso de vida, as experiências vão moldando atitudes e comportamentos.
O problema essencial susbsiste: sem bons professores, para que serve a escolarização?
Se chegarmos a determinar as qualidades do bom professor, a questão seguinte que se coloca é saber como organizar a formação inicial, de modo a ajudar os candidatos a tornarem-se bons professores.
Dificilmente alguém terá quanto a esta missão uma resposta definitiva, mas podemos discutir um modelo geral de reflexão e de desenvolvimento, sobretudo em áreas de investigação emergentes, tais como a identidade e a missão profissional do docente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Idalina,
Mais do que vocação, eu preferia dizer profissionalismo.
Vocação têm de ter os missionários.
Se alguém decide ser professor, a meu ver, não tem de ser por espírito missionário. Mas tem necessariamente de adquirir as competências que o possam tornar um bom profissional.
Bjs

Paideia disse...

Cara Júlia, eu utilizei o termo vocação no sentido psicológico, não no seu sentido etimológico. Em psicologia, fala-se de perfil vocacional, de exploração vocacional, de orientação vocacional. Foi nese sentido e não na etimologia da palavra: vocare, chamar, qu eu utilizei o conceito.