quarta-feira, maio 09, 2007

Internet e bem-estar na adolescência
A utilização da Internet entre os adolescentes cresceu exponencialmente na última década (Becker, 2000). Por isso, os adultos, designadamente os pais e os professores, preocupam-se com o impacto que a utilização na Internet pode ter no comportamento social e no bem-estar psicológico dos adolescentes.
Há investigações que associam a utilização da Internet a um decréscimo do bem-estar dos adolescentes, tais como o aparecimento de sintomas depressivos e o decréscimo das relações interpessoais e, nesse sentido, os adolescentes são considerados um grupo vulnerável.
Compreender a relação entre a utilização da Internet pelos jovens e o seu bem-estar psicológico exige que consideremos com quem e o que comunicam os adolescentes quando estão on-line, uma vez que ao utilizarem-na os nossos adolescentes podem diminuir ou promover o seu bem-estar, dependendo se o fazem para expandir - ou substituir - as oportunidades de contactos significativos com os seus pares.
Dados como o tempo que passam na Internet, o tempo que dedicam aos seus trabalhos de casa e ainda a outras actividades desportivas ou similares, sobre a solidão, a integração social, sobre o número de amigos na escola e o seu ânimo, sobre as actividades on-line (salas de conversação, mensagens, jogos, consultas), o que discutem na net podem ajudar-nos a compreender melhor as associações entre a utilização da net e o bem estar adolescente.

Sem comentários: