III. A responsabilidade da Escola no abandono escolar
Os jovens passam grande parte do seu tempo na Escola, habitualmente gostam de lá estar, pelo que o contexto escolar tem um papel importante no seu desenvolvimento pessoal e social.
Apesar de a investigação se centrar mais no contexto individual e familiar, certos factores associados à 1) organização da sala de aula, à 2) relação pedagógica e ao 3) clima escolar são particularmente relevantes.
Num estudo que envolveu mais de 1000 estudantes, Bennacer (2000) conclui que o professor pode melhorar o rendimento escolar promovendo um melhor ambiente psicossocial: por exemplo, o factor organizacional e um clima de aula orientado para a tarefa melhoram os resultados académicos, ao contrário de uma preocupação excessiva com as regras e a disciplina; por outro lado, a inconsistência e a falta de clareza de regras aumentam o risco de abandono (Fortin, Royer, Potvin, Marcotte, & Yergeau, 2004). As intervenções punitivas, as suspensões frequentes as experiências escolares negativas contribuem também para aumentar o risco de abandono.
Vallerand & Senecal (1991) concluem também que professores muito controladores ou desinteressados contribuem para o abandono escolar.
Apesar de a investigação se centrar mais no contexto individual e familiar, certos factores associados à 1) organização da sala de aula, à 2) relação pedagógica e ao 3) clima escolar são particularmente relevantes.
Num estudo que envolveu mais de 1000 estudantes, Bennacer (2000) conclui que o professor pode melhorar o rendimento escolar promovendo um melhor ambiente psicossocial: por exemplo, o factor organizacional e um clima de aula orientado para a tarefa melhoram os resultados académicos, ao contrário de uma preocupação excessiva com as regras e a disciplina; por outro lado, a inconsistência e a falta de clareza de regras aumentam o risco de abandono (Fortin, Royer, Potvin, Marcotte, & Yergeau, 2004). As intervenções punitivas, as suspensões frequentes as experiências escolares negativas contribuem também para aumentar o risco de abandono.
Vallerand & Senecal (1991) concluem também que professores muito controladores ou desinteressados contribuem para o abandono escolar.
Por último, o clima da escola tem uma forte influência nos estudantes e pode contribuir, ainda que indirectamente para o aumento de défices de atenção e outras alterações de comportamento.
1 comentário:
hummm... interessante. Há dois anos atrás desenvolvi um projecto de trabalho no âmbito do desporto escolar dirigido a alunos desinteressados [nas actividades lectivas] e com comportamento anti-sociais. Verifiquei que a actividade extra-lectiva actua directamente na tal dimensão ecológica, no clima de escola. É uma pena que a escola unidimensional não aproveite as potencialidades dos clubes escolares para promover a resiliência.
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