domingo, maio 20, 2007

Subir na vida a pulso
A Senhora Directora Regional de Educação do Norte está determinada a não se poupar a esforços para subir na vida. Para tal, exige na sua Direcção um clima de trabalho sério, um clima de não perturbação do funcionamento do serviço, o que implica a proibição de piadolas sobre "aquela" (isto já é um procedimento de auto-censura) espécie de licenciatura.
Eu comecei a ser uma pessoa politicamente activa nas eleições de 1969, tinha então 17 anos. Antes disso, já ouvia contar as mais hilariantes anedotas acerca do Sr. Presidente Américo Tomaz, caracterizando a sua proverbial e incontornável lógica.
Das vezes que fui interrogada pela PIDE acerca de diversas ocorrências, designadamente quanto às minhas actividades como cooperativista ou de apoio domiciliário a activistas politicamente perigosos, nunca ninguém me perguntou se tinha ouvido anedotas acerca de qualquer figura política (as que corriam acerca de António Patrício eram de fazer chorar a calçada).
Pois bem, aquilo que é publicamente exigível é que a anedota seja do conhecimento de todos; não para avaliarmos o grau de acidez, nem para a caracterizarmos de acordo com a tipologia de Propp, mas para adoptar medidas concretas e urgentes.
Proponho:
1. Que se crie um movimento que exija a divulgação pública da anedota. Sabe-se que o povo Português está deprimido, descrente, vergado ao peso de dívidas e de impostos, e rir, como toda a gente sabe, é um excelente remédio anti-depressivo.
2. Que se gere um movimento colectivo a favor da promoção da Sra. DREN para um lugar europeu, daqueles em que os funcionários europeus se dividem em dois tipos: os que, no elevador, olham para cima e os que, no elevador, olham para baixo. Estou em crer que a ambição política da Sra. DREN a colocará na categoria dos que olham para cima, a menos que o seu evidente low profile lhe dirija o olhar para o lado oposto.
A questão essencial é, sem qualquer dúvida, saber se a anedota do Colega Charrua vale efectivamente todo este esforço colectivo. Nesse caso, poderá ser promovida a anedota do ano escolar 2006-2007, com evidente direito a um daqueles prémios da Sra. Ministra da Educação.
Contem!!! Mal posso esperar para avaliar!

Sem comentários: