segunda-feira, maio 07, 2007

Não são canudos, Senhor, são línguas da sogra...


Santa Isabel da Hungria, 1673-74,Capela da Ordem Terceira de S.Francisco, Lisboa, Portugal.

Pintura barroca, com perspectiva, contraste claro-escuro, com luz a incidir sobre o tema principal, a Rainha Santa Isabel da Hungria, padroeira dos franciscanos, vestuário rico a salientar a nobreza e a opulência dos circunstantes posicionados à direita, contornando o tema principal; retirados da composição, para não estragarem o efeito de dignidade, à esquerda, em contraste, várias figuras de desabonados, com criança, em primeiro plano,virada para a figura central, estendendo-lhe a mão, depois dos pais terem pago a última pretação ao banco e à segurança social.

Diz a lenda que D. Isabel foi invocada mesmo antes de nascer.
Um vidente anunciou o seu glorioso nascimento como estrela que nasceria na Hungria, passaria a brilhar na Alemanha e irradiaria para o mundo. Citou-lhe o nome, como filha do rei da Hungria e futura esposa do soberano de Eisenach (Alemanha).

A filha do rei André, da Hungria, e da rainha Gertrudes, nasceu em 1207. O baptismo da criança foi uma festa digna de reis. E a criança recebeu o nome de Isabel, que significa repleta de Deus.

Trouxe paz e prosperidade ao governo de seu pai e, desde muito jovem mostrou espírito de oração e compaixão para com os sofredores. Levava uma vida simples, piedosa e desligada das pompas da corte, mas Luís soube compreender o grande valor de Isabel e casaram-se em 1221.

A Santa não recuava diante de nenhuma obra de caridade, por mais penosas que fossem as situações; um dia, Luis surpreendeu-a com o avental repleto de alimentos para os pobres. Ela tentou esconder... Mas ele, delicadamente, insistiu e... milagre! Viu somente rosas brancas e vermelhas, em pleno inverno. Feliz, guardou uma delas.

(Já chega! Eu gosto por demais dos franciscanos!Perdoem-me!!!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Idalina!
Fiquei extremamente confusa com a leitura do seu último post.
Quando cheguei ao fim, Uf!!!! fiquei bastante mais aliviada.
Beijinhos e boas aulas
Júlia