sábado, junho 02, 2007

Avaliação e tomada de decisão

Segundo Crohnbach (1963), avaliar é:

recolher de informação para tomar uma decisão sobre um programa educativo.

De acordo com alguns "teóricos" do prime time, e transpondo o princípio da tomada de decisão para o acto clínico, eu vou ao médico, que me diz:
- Minha senhora, tem de cortar a perna pela virilha...
- Então, porquê, Sr. Doutor?
- Porque tem aqui um furunculozito, ligeiramente acima do tornzelo...
- Ah! Então... tá bem...
(Foge, Idalina, enquanto podes!!!)
Olha, que ele há Portugueses muito teóricos...

A sério:
Esta definição foi produzida num contexto de grande preocupação com a melhoria da qualidade do ensino e a necessidade sentida, nos anos 60, de levar a efeito uma vasta recolha de informação susceptível de ajudar a determinar os aspectos em que os programas estavam a ter êxito ou a falhar, com vista a tomadas de decisão relativas à introdução de reformas.
A definição de Cronbach implica que as decisões não devem ser tomadas com base nas percepções e opiniões pessoais, mas fundamentar-se na informação sobre a forma como um programa deve funcionar.
É uma avaliação orientada para a acção, o que implica que a avaliação só se justifica, se contribuir para o processo de tomada de decisão e para a melhoria dos programas educacionais.

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