A bem dizer...
Eu hoje vou dizer bem de Filomena Viegas.
Coordenadora dos projectos DidaTIC e gramáTICa e co-autora do NAVEGAR NO PORTUGUÊS, Programa de formação de professores de Português do Ensino Secundário.
O programa Navegar no Português inscreveu-se no Projecto Falar - Formação de Acompanhantes Locais do Programa Ajustado de Português do 10º. e 11º. Anos de Português do Ensino Secundário e foi a primeira experiência exclusivamente portuguesa de formação on-line de professores de Português .
Este programa foi planeado e executado por iniciativa do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, em colaboração com a Associação de Professores de Português.
A primeira acção ocorreu durante o ano de 1998, ainda na modalidade presencial. Em 1999, optou-se por realizar a acção on-line. Seguiram-se outras acções em 2000, 2001 e 2002, que visavam treino de actividades didácticas adequadas a uma gestão global dos programas do 11º. Ano de Português.
Os objectivos deste programa de formação foram assim definidos:
- criar uma "rede" de recursos humanos e materiais a nível nacional;
- promover a actualização de professores de Português, através da experimentação de ambientes educativos com novas tecnologias, de acordo com as directrizes da União Europeia sobre a "formação permanente e ao longo da vida";
- apoiar os professores de Português na leccionação dos Programas;
- uniformizar terminologias a nível do Ensino Básico e Secundário;
- estabelecer metodologias e actividades adequadas ao ensino dos programas ajustados;
- proporcionar recursos que contemplem, não apenas os conteúdos tradicionais, mas ainda conteúdos de desenvolvimento pessoal e social e de educação para a cidadania.
(Fonte: Relatório do Projecto FALAR, Novembro de 1998).
Este programa de formação baseou-se, na convicção dos seus autores, do departamento promotor e da Associação de Professores de Português, de que teria de haver uma preocupação com a formação dos professores dos ensinos básico e secundário, no sentido de os habilitar a utilizar as novas tecnologias da informação no desenvolvimento do currículo, apetrechando-os com as competências tecnológicas necessárias à gestão eficaz dos programas das disciplinas curriculares.
O projecto envolveu milhares de professores de todo o continente e constituiu o objecto das minhas teses de mestrado e de doutoramento.
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