segunda-feira, junho 18, 2007

Retalhos do dia

O novo estatuto do aluno levou muitas das Escolas a reverem os seus regulamentos, mas há Escolas em que essa revisão ainda não foi realizada.
Independentemente dessa revisão, há normas cuja falta de consistência e de lógica têm necessariamente de ser revistas, à luz de uma sociedade onde o controlo social se esmoronou ou enfraqueceu.
Aqueles professores que, como eu, ainda viveram grande parte da sua juventude num clima escolar autoritário e inflexível, sabendo nós o quanto as experiências da juventude condicionam os nossos valores e princípios, podem encontrar-se na situação algo esquizóide de a realidade actual impôr medidas de segurança que, de algum modo, colidem com um certo conceito de liberdade que se foi formando nesse clima e na vivência algo caótica - e bela - do novo regime democrático.
Contudo, uma reflexão aturada não pode deixar margem para dúvidas: a segurança dos estudantes é um valor que se nos impõe inelutavelmente. Por muito que custe a muitos - e vai custar um pouco a todos nós - temos que reformular os nossos conceitos de liberdade em face das imposições do mundo actual.

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

Idalina
Eu escrevi sobre o novo estatuto do aluno logo no momento em que saiu da reunião do conselho de ministros...mas, ainda não o vi em diário da república... estou convencido de que ainda não foi publicado... ou estou enganado?