segunda-feira, junho 25, 2007


A bem dizer...

O Paulo Guinote diz no seu blogue, a propósito do bem-dizer (os sublinhados são meus):

"Lamento, mas não consigo. Eu querer, queira, mas os fantasmas que fazem mover esta máquina não me o permitem. Não consigo durante sete dias aquilo que no teatro e cinema se chama a suspensão da (in) credulidade do espectador. A realidade exerce demasiados efeitos sobre mim. Para além de que provavelmente não sou uma pessoa com a melhor das índoles.
Eu bem tento ser positivo. Mas tantas vezes acabo apenas por ser positivamente crítico. Embora dizer bem nem sempre seja obrigatoriamente bem-dizer. Acho eu."

O que eu penso:
O Paulo é positivo. Vê-se pelo que escreve que pensa bem e com justiça e isso é uma forma de ser positivo. Pensar criticamente é uma competência essencial, ter uma perspectiva ética e política da sua profissão é ser positivo, afirmar valores como o da influência inegável do professor sobre os seus discípulos é ser positivo. Eu gosto do que o Paulo escreve - é certeiro, objectivo, eficaz, comunicativo e estimula-nos a pensar. Pessoalmente decidi encarar assim o momento que estamos a viver: em seis meses a presidência europeia terminará e terá necessariamente de haver novos ajustamentos, terá de haver mudanças. Penso que, desta forma, encaro melhor o momento, lido melhor com os factores adversos, vivo com maior determinação e vontade, estou mais optimista.

Sem comentários: