quarta-feira, junho 27, 2007


Bem dizer, bem recordar

No aniversário da morte do General Sousa Dias


O General Sousa Dias morreu degredado em Cabo Verde, no dia 27 de Junho de 1934.

Liderou a revolta de 03 de Fevereiro de 1927 contra a ditadura militar do 28 de Maio de 1926.

O processo deste destacado e intrépido militar republicano ainda não foi localizado pelo Arquivo Histórico Militar, o que tem dificultado a investigação que levará à publicação de uma biografia sua, não sendo de excluir a hipótese da sua destruição pela ditadura militar.
O fracasso das revoltas que chefiou contra a ditadura resultou na sua demissão de Oficial do Exército e posterior deportação para Cabo Verde, onde viria a falecer em 1934.
Figura destacada da sua época, o valente general é considerado um bom exemplo "das mais altas virtudes morais que a nobre profissão de soldado exige, com toda a abnegação, verticalidade, aprumo e absoluta intransigência no cumprimento dos princípios que jurara defender, sem olhar a sacrifícios ou perigos", conforme assinala oDecreto‑lei n º 232/77, de 2 de Junho, que acrescenta:
"Julga‑se que a vida exemplar e trágica deste oficial, que tanto deu de si próprio em proveito do povo, bem merece um gesto de reconhecimento de Portugal de hoje, finalmente livre”. Leia mais sobre a sua história.

Sem comentários: