sábado, junho 02, 2007

Opiniões sobre opiniões sobre as provas de aferição de L.P.

Deve ser uma opinião fundamentada, mas eu ainda estou para entender porque é que as questões de escolha múltipla avaliam melhor a compreensão que outras, tais como completar uma frase, preencher um espaço em branco, completar um quadro, eu sei lá... É Bloom? É Scriven? É Stake? É Crohnbach? É Shadish? É Rossi? É Freeman? É Campbell? É Weiss? É Chelimsky? É Stufflebeam? É...?
A sério que podia "despejar" aqui todas as referências do capítulo III da minha tese de mestrado - que já tem alguns anitos - sem conseguir atinar com a resposta.
E eu sou cá uma marrona...
Assim, sobre o significado de q.b., uma questão de escolha múltipla:
hipótese 1: quadrado de banha
hipótese 2: queijo bolorento
hipótese 3: queque e beterraba
hipótese 4: "quêmo" e broa (a minha sogra, quando eu punha um bocadinho de picante na comida, à "socapa", queixava-se logo: "Ai, Idalina, q'istotenquêmo!" - Por favor, não se esqueça do rigor do sotaque alentejano-sul, mesmo ali para os lados de Ourique, mesmo ali em pleno deserto, quando ler.)
A pergunta de escolha múltipla será uma forma de avaliação mais rigorosa que:
"q.b." significa _____________ ?
Pergunto eu, sei lá... Ocupa mais espaço na prova?!?...

Sem comentários: