segunda-feira, junho 25, 2007

A bem dizer...

Paulo Freire e a condição docente
A mensagem pedagógica e política de Paulo Freire sugere que preciso de:
Cultivar a alegria de viver
Através da alegria de ensinar e de aprender, do combate à opressão e ao pessimismo;
Esforçar-me por ser humilde
Quero cultivar a auto-confiança e a capacidade de ouvir e aprender com os outros;

Adubar o bom senso
Quero rejeitar o autoritarismo e utilizar a minha experiência para trabalhar de forma mais ética e mais eficiente;
Exercitar a bondade
Quero libertar-me das atitudes negativas e cultivar a dedicação aos meus alunos, para promover uma sociedade mais humana e mais justa;
Fomentar a coragem
Preciso de reconhecer e ultrapassar os meus medos, correr riscos, combater o preconceito e escolher a benevolência;

Estimular a tolerância
Devo resistir a todas as formas de intolerância, respeitar os que são diferentes e promover a democracia na Escola;

Desenvolver a capacidade de decisão
Definitivamente, tenho de recusar a arbitrariedade destruidora, a permissividade aviltante e ser capaz de opções pessoais e autênticas;
Construir um ambiente securizante
Promover as minhas competências profissionais, a integridade, a clareza política.

Cultivar a paciência impaciente
Significa que me devo esforçar por promover a minha reflexividade, rejeitar a passividade e procurar corresponder aos interesses e necessidades dos alunos;
Semear o diálogo
Devo manter abertos todos os canais de diálogo sem abrir mão das minhas convicções, princípios e valores.

Inspirado em: Simpson, D. J. et al. (2006). A teacher’s indispensable qualities: a freirean perspective. Journal of latinos and education, 5(2), 163–165.

Sem comentários: