domingo, abril 29, 2007

Portocartoon, 2007


Com uma apresentação de cerca de 1700 trabalhos, o primeiro prémio foi para o polaco Szumovski, com este índio preparando-se para atingir eventuais adversários com o seu telemóvel. Ou estará simplesmente a "mandar" uma mensagem à mãe para que o venha buscar? Aceitam-se interpretações. (fora do contexto da relação pedagógica, por favor!)
Posted by Picasa

4 comentários:

Miguel Pinto disse...

Entrei só para te informar, Idalina, que o teu blogue é um dos meus thinking blogs. [Creio que não te importarás que nos "tuteemos"]

Paideia disse...

E que te pareceu o cartoon?

Miguel Pinto disse...

O cartoon conduziu-me até à Amazónia e fiquei com uma vontade enorme de reler um livro fantástico de Jefferson Jurema e Rui Garcia “Amazônia – Entre o esporte e a cultura” da editora Valer [creio que é brasileira]. É que há por lá uma passagem no livro que diz algo parecido com isto e com a qual eu concordo: Há uma visão caluniosa e falsa da falta de cultura da parte do índio. O cartoon sugere a diluição dessa cultura numa cultura de massas… digo eu, ou melhor, vejo eu.

Paideia disse...

Não tinha encarado o cartoon nessa perspectiva. Vendo assim, gosto menos dele. Aliás, gostei muito do filme "Danças com lobos", no qual a cultura e a mundovisão índias são parcialmente repostas na sua autenticidade. Pessoalmente, fiz uma leitura mais crítica da selva urbana, quando nos "atiram" com comunicação indesejada nos momentos mais impróprios, incluindo, por exemplo, o baptizado do meu priminho caçula.
( RRRRRRRRRR!!!)
Em matéria de telemóveis tendo a infoexcluir-me.
Agora, que o índio não sofre da obesidade característica do "homo situs" também é de observar.
Bom feriado.