quinta-feira, abril 19, 2007

Ninguém cedeu

Ora aqui está uma prova irrefutável do que se pode aprender e crescer civicamente em mais de 30 anos de democracia: Ricardo Araújo Pereira foi proposto para discursar no 25 de Abril, mas foi vetado - pelo PCP, claro. O assunto foi escrutinado na mesa dos negociadores da organização das festividades, mas não houve cedências e um dos pontos críticos foi, aparentemente, a participação do humorista.

Os jovens do PCP - curioso é notar que os do CDS também - têm um ar e uma postura precocemente envelhecidos. Falta-lhes sentido de humor, gosto pela vida, alegria, tudo o que é próprio de uma pessoa jovem e saudável. O humor incomoda-os e assusta-os. E todavia, o humor sempre foi um aliado poderoso da crítica social e de costumes, frequentemente associado ao pensamento lateral e criativo e à reflexão crítica.

O que custa a perceber é como algumas pessoas ainda se admiram desta postura por parte dos representantes do PCP: ou são muito jovens, ou têm a memória curta, ou nunca frequentaram Direito a meio dos anos setenta, nem a Escola em frente, ou nunca tiveram de se confrontar com eles no plano político naquela época. É que perdoar ainda se perdoa, agora esquecer...

Sem comentários: