sábado, abril 21, 2007

Em 21 de Abril de 1910

Mark Twain parte deste mundo em Stormfield, aos 74 anos de idade. Um dia afirmou: “Vim com o cometa Halley, espero partir com ele”.
Este ano voltei às aventuras de Tom Sawyer que recriei noutros suportes de trabalho e fiquei surpreendida com a sua actualidade e poder de sedução junto dos miúdos. Muitos já conheciam a história, alguns através dos desenhos animados. O meu aspie de estimação confidenciou-me, de olhos brilhantes, que a mãe lha contou inúmeras vezes quando ela era mais pequeno.
No seu prefácio para as Aventuras, em 1876, Mark Twain regista que a maioria dos episódios do livro se baseiam em situações autênticas. Huckleberry Finn e Tom Sawyer retratam pessoas autênticas, companheiros seus de meninice, escola e juventude e combinam características de três deles.
As situações, as personagens, os ambientes são retratos vívidos do Oeste americano naquele período histórico.
Afirma ainda que, e passo a citar: “estas histórias foram escritas para entretenimento dos jovens, mas estou em crer que os adultos também as vão apreciar, uma vez que procurei retratar de forma agradável os adultos da época da minha meninice, a forma como pensavam, como se exprimiam e as façanhas esquisitas em que, por vezes, se envolviam"(HARTFORD, 1876.
Um pensamento seu:
“Dentro de vinte anos estarás mais arrependido do que não chegaste a fazer do que daquilo que fizeste. Solta as amarras, abandona o teu porto seguro, apanha o vento nas velas, explora, sonha, descobre.”
Um bom mote para quem lida com jovens.
Mark Twain, actual e imortal.

A imagem é uma ilustração de True W. Williams para a primeira edição das Aventuras de Tom Sawyer.

Sem comentários: