sábado, abril 14, 2007


Há alunas nossas em salas de chat muito duvidosas

Eu gosto de saber que o endereço do meu blogue surge na barra de endereços dos computadores da Escola. É sinal de que há pessoas atentas ao que eu escrevo. De tal modo de que a menina perfeitamente identificada que se apresentava numa sala de chat pouco recomendável foi de lá apagada. Eu interpreto isto como um bom sinal.
Contudo, ficou lá outra. A identificação não é tão clara, mas já verifiquei que ela está inscrita em várias salas; segui-lhe o rasto e encontrei-a em salas de conversação, em que personagens que se identificam como meninas de onze e treze anos, escrevem coisas como estas:

*singing* kill me now, kill me now, kill me now, kill me now... Again and again
*Fozinha empurra Uraninho para cima da makina e comeca a beija-lo e a acaricia-lo*
ai amorzinho, so tu pa teres exas ideias tao boas....makina a trabalhar ou parada?
*apoluh foge de banana que lhe quer atacar o apoluzinho e seu vizinho!* xDDDD

qero ser a mostarda dele! x)

É de tal modo que já a identifiquei. Ainda estou a decidir se devo abordar com ela a questão directamente ou se vou ficar a ver o que a Escola faz. E digo a Escola, porque é ao contexto escolar a que ela se refere nos seus posts. Só que, seguindo-a pelos outros fóruns em que ela se movimenta, os caminhos tornam-se cada vez mais suspeitos, como procurei demonstrar acima, tornando-a um alvo fácil dos ciberpredadores, ao que tudo indica, disfarçados de meninas de onze anos.
Se repararem, estes sítios são muito apelativos e têm ligações estranhas que duram décimos de segundo, sem que consigamos discernir o significado destas mensagens visuais. Experimentem.
Os jovens entram nestes sítios e deixam informação preciosa para eventuais abusadores, tanto mais que os endereços de IP são facilmente identificáveis por indivíduos com alguns conhecimentos de informática.
É verdade que cabe prioritariamente aos pais o cuidado com os seus filhos, mas também é verdade que, cada vez mais, é educação e a segurança dos mais novos está nas mãos da sociedade e, particularmente da Escola. Isto é inelutável.
Os miúdos expõem-se em fotografias muito pessoais, muitas vezes fornecendo pormenores sobre os seus contextos, muitos têm o seu perfil em espaços que são – magnanimamente – colocados à sua disposição.
Estudos internacionais garantem que um em doze desses jovens já se encontrou fisicamente com pessoas que conheceu on-line e há sites especificamente organizados para públicos escolares, que estimulam a colocação de fotos. Ora tratando-se de jovens que estão a iniciar a sua adolescência e gostam de demonstrar como são audazes, facilmente discorremos os riscos que podem estar associados.
Já pude observar que três desses sítios visitados pelas tais meninas também constam dos “habituais” da barra de ferramentas dos nossos computadores. Só há uma coisa a fazer: a Escola tem literalmente que vedar-lhes o acesso a partir dos nossos computadores, tanto mais que algum do material pode ser encarado como pornografia soft, sem que as jovens tenham a consciência do tipo de pessoas que podem estar a atrair. Uma coisa é usar a calça um pouco abaixo do aconselhável, sobretudo para nós que nascemos a meio do século passado; outra coisa é pôr uma foto do pormenor na net; uma coisa é aprender a fazer um olhar sedutor - tudo na vida se aprende e se treina - outra coisa é pô-lo na net.

A Internet tem um potencial imenso em termos de comunicação e de aprendizagem, mas muito do que nela se passa é o reflexo do que se passa na vida, na Escola e no pátio; com a diferença pequena: os adultos não estão lá para intervir quando é necessário.

2 comentários:

Maria Lisboa disse...

Há uns tempos, recebi este mail sobre : cuidados nos chats, online Internet

Acho importante ler, divulgar… e já agora porque não colocar nas salas de computadores das escolas?


Após deixar os livros no sofá ela decidiu lanchar e entrar online.
Assim, ligou-se com o seu nome de código (nick): Docinho14.
Procurou na sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava ligado.
Enviou-lhe uma mensagem instantânea:

Docinho14: Oix. Que sorte estares aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje. Foi mesmo esquisito !
Meteoro123: Lol. Vês muita TV. Por que razão alguém te seguiria? Não moras num local seguro da cidade?
Docinho14 ; Com certeza. Lol. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando me virei.
Meteoro123: A menos que tenhas dado o teu nome online. Não fizeste isso, pois não?
Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, já sabes.
Meteoro123: Jogaste vólei depois das aulas, hoje?
Docinho14: Sim e ganhamos!
Meteoro123: Óptimo! Contra quem?
Docinho14: Contra as Vespas do Colégio da Sagrada Família. LOL. Os uniformes delas são um nojo! Pareciam abelhas. LOL
Meteoro123 : Como se chama a tua equipa?
Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes. São impecáveis.
Meteoro123: Jogas ao ataque?
Docinho14: Não, jogo à defesa. Olha: tenho que ir. Tenho que fazer os TPC antes que cheguem os meus pais. . Xau!
Meteoro123: Falamos mais tarde. Xau.

Entretanto, Meteoro123 foi à lista de contactos e começou a pesquisar
sobre o perfil dela. Quando apareceu, copiou-o e imprimiu-o.

Pegou na caneta e anotou o que sabia de Docinho14 até agora.
Seu nome: Susana
Aniversário: Janeiro 3, 1993.
Idade.: 14.
Cidade onde vive: Porto.
Passatempos: vólei , inglês, natação e passear pelas lojas.
Além desta informação sabia que vivia no centro da cidade porque lho tinha contado recentemente. Sabia que estava sózinha até às 18.30 todas as tardes até que os pais voltassem do trabalho. Sabia que jogava vólei às quintas-feiras de tarde com a equipa do colégio, os Gatos de Botas.
O seu número favorito, o 4, estava estampado na sua camisola. Sabia que estava no oitavo ano no colégio da Imaculada Conceição. Ela tinha contado tudo em conversas online.
Agora tinha informação suficiente para encontrá-la. Susana não
contou aos pais sobre o incidente ao voltar do parque. Não queria que ralhassem com ela e a impedissem de voltar dos jogos de vólei a pé.

Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única. Talvez se tivesse irmãos, os seus pais não tivessem sido tão superprotectores.

Na quinta-feira, Susana já se tinha esquecido que alguém a seguira.
O seu jogo decorria quando, de repente, sentiu que alguém a observava. Então lembrou-se.
Olhou e viu um homem que a observava de perto.
Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu. Não parecia alguém de quem temer e rapidamente desapareceu o medo que sentira.
Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador.Ela apercebeu-se do seu sorriso mais uma vez quando passou ao lado.
Ele acenou com a cabeça e ela devolveu-lhe o sorriso. Ele confirmou o seu nome nas costas da camisola. Sabia que a tinha encontrado.

Silenciosamente, caminhou a uma certa distância atrás dela. Eram só uns quarteirões até casa dela.
Quando viu onde morava voltou ao parque e entrou no carro.
Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa da menina. Foi a um café e sentou-se.

Mais tarde, essa noite, Susana ouviu vozes na sala.
"Susana, vem cá!", chamou o seu pai.
Parecia perturbado e ela não imaginava porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá. "Senta-te aí",disse-lhe o pai, "este senhor nos acaba de
contar uma história muito interessante sobre ti".
Susana sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto senão nesse mesmo dia!
"Sabes quem sou eu?" perguntou o homem.
"Não", respondeu Susana.
"Sou polícia e teu amigo do Messenger - Meteoro123".
Susana ficou pasmada. "É impossível! Meteoro123 é um rapaz da minha idade! Tem 14 e mora em Braga!".
O homem sorriu. "Sei que te disse tudo isso, mas não era verdade. Repara, Susana, há gente na Internet que se faz passar por miudos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para molestar crianças e jovens, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos
malfeitores. Vim para te ensinar que é muito perigoso falar online.
Contaste-me o suficiente sobre ti para eu te achar facilmente.
Deste-me o nome da tua escola, da tua equipa e a posição em que jogas. O número e o teu nome na camisola fizeram com que te
encontrasse facilmente.

Susana gelou. "Quer dizer que não mora em Braga?". Ele riu-se:
"Não, moro no Porto. Sentiste-te segura achando que morava longe, não é?"
"Tenho um amigo cuja filha não teve tanta sorte: foi assassinada enquanto estava sozinha em casa.

Ensinam-se as crianças e jovens a não dizer a ninguém quando estão sozinhos, porém contam isso a toda a gente pela internet. As pessoas maldosas enganam e fazem-se passar por outras para tirar informação de aqui e de lá online.
Antes de dares por isso, já lhes contaste o suficiente para que te possam achar sem que te apercebas. Espero que tenhas aprendido uma lição disto e que não o faças de novo. Conta aos outros sobre isto para que também possam estar seguros".
"Prometo que vou contar!".

so12 disse...

Olá Idalina Jorge.
Como foste ao meu blog diagnosticar-me uma série de "patias", tomo a liberdade de vir aqui comentar de passagem este teu post.
Creio eu, que não sou professora, mas que sou mãe, que existe aqui um certo paradoxo: não é na escola que os aunos aprendem a "mexer" com a Internet? Não serão os pais quem os terá que elucidar sobre os conteúdos, além dos professores? Não se pode estar sempre a passar a bola à escola, a pedir responsabilidades à escola se nos demitimos do nosso papel de pais/educadores.
Visitei os sites que deixaste em link e cheguei a uma conclusão óbvia por mais estranho que pareça: estes alunos estão a fazer o mesmo que todos nós fizemos noutro tempo e com outros meios: "cascar" nos professores! Ora isso faz parte do papel do aluno, são os dois lados da barricada. Se no meu tempo dispusessemos da internet, não haveríamos de estar a comentá-los apenas quando nos encontravamos: haviamos de nos reunir em foruns também e fazer o mesmo que estes alunos fazem! Não se deve cortar a liberdade de expressão nem aos alunos, muito menos exigir que gostem de todos os professores, acho eu... o aluno, por natureza, desafia e comenta o professor, sempre assim foi, sempre assim será, a não ser que se volte à velha reguada e chapadão...
Quanto ao assunto da "saúde"...:)) são adolescentes, estão a descobrir muitas coisas (pelo que lá vi das idades deles), é natural que brinquem, troquem experiências, etc. Mais uma vez se equaciona aqui o papel dos pais e da família. Não creio ser possível que a escola regule a vida amorosa e sexual dos alunos: nunca foi...
Dado isto colega Bloguista (já disse que não professora), também lhe poderia diagnosticar uma série de "desvios" mais ou menos graves, não o faço porém, porque a realidade das coisas de que fala se impõe por si mesma. Com outros meios, são coisas tão velhas como o mundo.
Bloquear IP's? sabe a colega que a cada hora o IP muda...agora o "host" o Reuter, já são outras coisas. É legítimo fazê-lo contra a vontade dos outros?
Posto isto, creio que já não a divertirei e que vou ser bloqueada aqui no seu blog. Sem problemas nenhuns!
Como nota curiosa, tive uma professora de Português que casou pela net com um búlgaro. O mundo é um aldeia...os perigos da net...pois... continuam a existir mães adolescentes apesar de tanto esclarecimento sobre preservativos, sexo seguro, etc, etc,...acho que já me alonguei demais. Há males que são como a Toyota.