segunda-feira, abril 09, 2007


Um inquérito recente a professores do Reino Unido revela que 92% dos inquiridos já sofreu formas de abuso verbal por parte de alunos e 49% sofreu abusos físicos. Dos abusos físicos constam o arremesso de objectos pessoais, equipamento da sala de aula e 2% com facas e outras armas brancas. São ainda referidos pregos, tesouras, x-actos, etc; outras formas de violência que incluem estrangulamentos, mãos presas nas portas, etc.
A rede de apoio aos professores refere que os casos extremos são raros, mas os efeitos podem ser terríveis para os professores sujeitos a tais actos. Assim, 37% dos professores vítimas de abuso tiveram de recorrer a ausências ao serviço resultantes de ferimentos e outras sequelas, tais como depressões. Os impactos traumáticos vão ser estudados com maior pormenor, promete o director da Teacher Support Network.
Esta organização presta apoio on-line, faz formação, em linha e ajuda professores a lidarem com o stress, a ansiedade ou a depressão motivadas pelos abusos sofridos.

Sem comentários: