segunda-feira, abril 09, 2007

“Stôres malukos” (2): ciberofensas, ciberabusos
As novas tecnologias tornaram-nos a todos emissores e proporcionaram-nos uma maior audiência: para o melhor e para o pior.
Qualquer um de nós se pode inscrever-se num fórum e dizer mal de quem lhe apetecer. O mal estar e a dor que isso pode causar às nossas vítimas é um assunto à parte. Como não temos qualquer controlo sobre esses espaços, corremos o risco de sermos igualmente vítimas desta “liberdade cibernética”.
Vem isto a propósito de me terem recentemente chamado à atenção para um fórum de jovens, onde estava escarrapachado o nome de uma professora minha homónima no nome próprio. Primeiro, comecei por encontrar o documento encravado numa impressora da biblioteca da escola… mmm… Ao tentar desencravá-lo, procurei imprimir a primeira página, mas o placard da dita sala de conversação, “Sailor Portugal” tinha imensa cor. (Vou estragar imensa tinta para me ver livre do documento, pensei). Quando ia pedir uma ajudinha suplementar (não consegui apagar o documento da impressora…), verifiquei que já havia uma cópia, integral e a cores no interior do balcão da Biblioteca da Escola, aonde só adultos têm acesso. MMM… há adultos que gostam do estilo… Enfim, gostos não se discutem...
O sítio da conversa é apelativo: começa por ter um serviço de chat: encontro com o amor, de seu nome, um excelente ambiente para predadores de toda a espécie encontrarem jovens sem grande consciência dos riscos que correm, ao deixarem os vários elementos de identificação, designadamente nomes próprios, emails, variáveis geográficas. Enfim, um assunto interessante para umas aulas de cidadania - aprender os comportamentos adequados on-line
A questão principal, pelo lado dos ofendidos e da Escola que observa a forma como estes meninos descrevem pormenorizadamente situações e contextos, está em saber como agir, quer na defesa do seu bom-nome individual dos citados, quer do bom-nome da Escola.
A menos que alguém tire vantagem da denegrição do primeiro e o preço a pagar seja considerado irrelevante.
P.S.: Curiosamente, o dito local de conversação, auto-apelidado de fórum livre, tem vários posts censurados e outros muito sumarentos como este de uma menina de 13 anos (tal como se identifica). Já há pedidos de mais bibliografia: "Please, kuando aparece o proximo capitulo do convento??rxpndam tou ansiosa, e mt fixe!!" e imagens que falam por si. Só visto e lido.

Sem comentários: