segunda-feira, abril 09, 2007

"Sin título", 1954 (fragmento)

No Museu Guggenheim de Bilbao, uma exposição temporária dedicada ao pintor e escultor madrileno Pablo Palazuelo, o mais importante abstraccionista espanhol, vencedor do Premio Velázquez de las Artes Plásticas, no ano de 2004.
Nesta belíssima exposição estão reunidas 350 obras, entre desenhos, pinturas e esculturas de Palazuelo, ilustrando a sua metodologia de trabalho criativo. É realçada a importância da linha – recta, diagonal ou circular – no seu trabalho e ainda a sua proximidade aos meus favoritos Kandinsky e Paul Klee, que escolhi para ilustrar a capa de um livro cuja revisão científica efectuei, versão portuguesa do livro de Tony Attwood sobre o Síndrome de Asperger.
A geometria das formas está sempre aberta a novas interpretações, tornando o observador em co-construtor da sua arte.
A mostra inclui obras que vão desde 1949 a 2005 e que abarcam diferentes períodos artísticos reveladores de uma metamorfose criativa resultante de uma busca visionária de formas em constante alomorfia.

1 comentário:

Luiz Antônio Navarro disse...

Prezada Idalina,

sou brasileiro e cheguei ao seu blog por acaso, atraves de uma busca por imagens no Google. Estava em busca de quadros de Palazuelo e tive a agradavel surpresa de descobrir este seu texto. Descobri a obra do pintor ha pouco tempo, quando soube que sua obra esta exposta em um museu de Sao Paulo. Dediquei a Palazuelo um texto em meu blog, assim como a senhora.

Gostei muito do que escreveu. Concordo com a senhora quando diz que a arte abstrata permite ao expectador ser um "co-construtor da arte". Por acaso, na minha monografia de conclusao de curso (sou jornalista por formacao, tenho 24 anos) me refiro justamente a este aspecto da arte: a possibilidade do expectador participar do processo criativo, mesmo que em um segundo momento, durante a interpretacao do objeto de arte.

Pelo que vi, voce tem uma formacao academica que esta muito relacionada aos meus interesses de aprendizado. Me interesso muito por educacao, principalmente a educacao artistica. Atualmente trabalho na assessoria de comunicacao da Secretaria de Educacao do estado brasileiro de Minas Gerais. Pretendo voltar a estudar o mais breve possivel, mas ainda estou pensando o que exatamente quero estudar.

Voce deve estar se perguntando porque lhe escrevo tudo isto. Bom, nao e todo dia que encontramos, por acaso, uma pessoa com tantas afinidades intelectuais conosco (especialmente uma professora doutora!).

Gostaria de manter contato com a senhora.

Um abraco,

Luiz