quinta-feira, setembro 06, 2007

Poupe dinheiro, sorria...
Que é, afinal, a forma mais económica de melhorar a sua aparência.

Taxas de abandono elevadíssimas.
Índices de literacia inominámeis.
Índices de numeracia indescritíveis.
Competências tecnológicas adquiridas em todo o lado, menos na Escola.
E mesmo assim, uma agenda de início de ano lectivo marcada pela avaliação de professores.
Sorria sempre, não questione o porquê da agenda, nem proponha que pensemos muito bem em mudar o quadro acima descrito. Ficará certamente em contra-corrente, com implicações substantivas para o seu futuro profissional. Não questione os resultados de uma disciplina estruturante como a Matemática, não pense sequer em colocá-los algures na agenda. Finja que não sabe, que não notou, que não faz mal.

Pelo contrário, mostre-se muito preocupado com a avaliação de professores, proponha carradas de reduções de serviço não lectivo para os avaliadores quando eles o/a estiverem a ouvir, e nem se lembre de perguntar que competências específicas têm para o fazer e onde, como e com que resultados as adquiriram: será um homem (ou mulher) morto ou em vias de extinção.

Se as reuniões lhe derem vontade de bocejar muito, siga as regras de etiqueta aprendidas na literatura light, mas, para tal faça uma consulta indispensável noutro sítio.

O timing de apresentação do enquadramento legal da avaliação do desempenho docente também foi perfeito: sobretudo, porque, quando for publicado já estará em vigor, o que é bastante original.

Continue a sorrir e siga a agenda: Está a ser filmado desde 1 de Setembro.

Se gosta da Escola e de ser professor, mude de vida ou aguente e continue a sorrir: ninguém o obriga a estar no local errado, à hora errada.


(a imagem foi tirada da net, que eu hoje não usei pepsodent)

3 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

:D

Herr Macintosh disse...

Falta, obviamente, "Se for Director de Turma sorria sempre que tiver de preencher mais um relatório/papel/questionário de valor indubitavelmente questionável...".

Teresa Lobato disse...

Exactamente, Idalina, o segredo é sorrir...Quando a estupidez e a ignorância chegam a determinados níveis nada mais nos resta fazer.
E tenham um bom dia!...