domingo, setembro 16, 2007



Fóruns de discussão em contexto de aprendizagem e de formação profissional


Avaliação de mensagens on-line



Na maior parte das situações de aprendizagem on-line, os conceptores tiram partido da comunicação assíncrona para criarem um sentimento de comunidade entre os formandos. O fórum on-line é uma das estratégias utilizadas. Contudo, o fórum on-line em contexto de aprendizagem/formação, não tem, nem deve ter a socialização como função principal.
O fórum de discussão pode tornar-se num importante elemento de reflexividade profissional, de construção colectiva de conhecimento, de pensamento crítico, um instrumento de transferência das aprendizagens.
Nesse sentido, uma das questões que se põe ao professor-tutor é a de saber como avaliar as mensagens.
Em função dos objectivos que estabeleço para um fórum de discussão em contexto de aprendizagem/formação, utilizo diferentes grelhas de avaliação.

A que utilizo com maior frequência pode ter até 6 itens de avaliação:



Parâmetros

1.Relevância

Descrição:
Aspectos relevantes para a discussão do tema
ou
Aspectos irrelevantes para a discussão do tema

2.Conhecimento

Descrição:
Mobiliza conhecimentos (exteriores, teóricos, experiências pessoais)

3.Clareza

Descrição:
Afirmações mais ou menos claras, com ou sem ambiguidades


4.Ligações, associações, relações

Descrição:
Ligação de ideias, interpretações, conceitos, gerar novos dados a partir de informação recolhida ou
Repetir informação de forma acrítica, sem evidenciar uma interpretação pessoal, afirmações de concordância /discordância, sem a respectiva fundamentação.

5.Percepção

Descrição:
Percepção profunda /alargada da situação
ou
Percepção pouco profunda da situação/do problema.

6.Justificação/Fundamentação

Descrição:
Fornecer elementos, provas justificar soluções ou considerações; salientar vantagens/desvantagens de uma situação/solução
ou
exemplos irrelevantes ou pouco claros, julgamentos ou soluções não fundamentados

Sem comentários: