sábado, setembro 08, 2007

Sobre a avaliação de desempenhoEu estou a procurar conhecer alguns sistemas de avaliação de desempenho, uma vez que esta área não faz parte da minha formação científica.
Há vários aspectos que me parecem preocupantes relativamente a esta questão. Um deles prende-se com o princípio da competição e de como ele se articula com o princípio da colaboração ou da cooperação. Porque o trabalho de um docente implica trabalhar em equipa, fundamentalmente no Conselho de turma. Parece-me que o princípio da competição vai causar problemas eventualmente desnecessários e evitáveis. E este princípio da competição surge naturalmente se a avaliação de desempenho estiver ligada a melhorias salariais.
Se na sala de professores vamos ter adversários, como podemos estabelecer relações da cooperação?
E contudo a avaliação de desempenho é essencial às organizações; assim como é justo que os que mais se esforçam por melhorar o seu trabalho sejam reconhecidos, que é um argumento recorrente na nossa profissão.

A melhor avaliação de desempenho que posso ter é verificar que eles aprendem, estão felizes na aula e gostam de vir para a aula.
Eu não posso dizer que esteja preocupada. Contudo, e tendo em conta a forma como as pessoas se comportam, antevejo dificuldades. A deslealdade incomoda-me porque me custa lidar com ela.

Sem comentários: