A questão não é despicienda
Ao cabo de duas semanas de aulas, Jota, que entrou agora para o 2º. Ciclo, tem um dossiê enorme que lhe abarrota a mochila, que por sua vez, entorna resmas de livros para o chão; mas dentro do dossiê não tem, nem folhas, nem separadores que lhe permitam fazer os preciosos registos das aulas por disciplinas.
Em vez disso, tem um cadernito manhoso, onde, a eito, vai fazendo, a lápis, uns registos caóticos.
Porque é que Jota não está a organizar o seu caderno e a fazer os seus registos como os outros meninos? A questão não é despicienda.
Se, por um lado, uma rápida olhadela à folha da caderneta me remete para um universo familiar de fracos recursos humanos e, eventualmente, financeiros, e já é fim de mês, por outro lado, começa a ser evidente alguma falta de competências de organização. Dada a delicadeza da dúvida, há que optar por não fazer perguntas eventualmente esclarecedoras e seguir em frente: assegurar que Jota compreende que tem de organizar os registos numa perspectiva multidispciplinar, o que implica ver os cadernos de outros meninos e, no caso da minha disciplina, seguir as instruções precisas que eu dei e que toda a turma já apreendeu com um grau de eficácia razoável, à excepção daqueles princípios de utilização significativa das cores, apenas duas de cada vez, e de ser capaz de fazer uma letra razoável.
Deixando de lado o princípio de que uma letra razoável se aprende no primeiro ciclo, como forma de garantir uma comunicação eficaz, voltemos ao Jota.
Esperar filosoficamente por saber se Jota vai ter ou não folhas e separadores para o seu mais que enorme dossiê parece-me estrategicamnete errado. Na escola não há material, leva-se de casa, pelo menos para as primeiras impressões, a ver como a situação evolui.
Depois há que marcar um tempo com Jota - aquele tempo de qualidade e individualizado - para o ajudar a organizar o caderno, fazê-lo ganhar algum gosto por um caderno bem estruturado, personalizado, bonito: vou tentar perceber se ele já percebeu o que se faz com um caderno bem estruturado, porque não é evidente que o saiba.
Passo então ao passo três: registo na caderneta, a marcar encontro na sala de línguas para organizar o caderno. Aguardo ansiosamente para saber se:
1) Jota mostra a caderneta em casa;
2) vem ao encontro marcado;
3) se não vem, o que se faz a seguir, isto é, como se controla socialmente uma eventual situação de desorganização familiar, como se controla socialmente a obrigação de seguir alguns requisitos recomendados pela Escola, isto é como se faz aquilo de responsabilizar os pais perante a Escola, que fica tão bem nas leis.
A saga continua na próxima semana.As minhas expectativas são boas, desde que não cause enfado a ninguém. Ou por outro lado, seria melhor...?
domingo, setembro 30, 2007
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