Aprendizagem situada
(No retrato: ETIENNE WENGER, o investigador mundialmente reconhecido pela sua investigação em comunidades de prática e que se deslocará brevemente a Portugal, tem desenvolvido o conceito de aprendizagem situada. Um pente seria uma boa prenda?)
Situar significa localizar num dado contexto o pensar e o fazer. Situar a aprendizagem significa conjugar pensamento e acção num dado momento, e envolver estudantes, ambiente e actividades na criação de significado.
A aprendizagem situada consiste na conjugação do saber e do fazer, e implica que as actividades individuais e colectivas sejam parte de um todo mutuamente construído, num processo dinâmico, activo, interactivo, relacional, dialéctico e transaccional, que contribui para desenvolver conhecimentos sólidos e úteis.
O conceito de aprendizagem situada surge como uma estratégia de ensino associada à contextualização dos conteúdos de aprendizagem, que favorece a transferência dos conhecimentos adquiridos em situação de aula para o domínio da prática.
Situar a aprendizagem significa criar condições para que os estudantes experimentem a complexidade e a ambiguidade da aprendizagem em situações autênticas, criando assim o seu conhecimento através dos materiais da experiência, tais como as relações com os outros, as actividades, o ambiente e a organização social dos participantes.
Podemos então enunciar as quatro grandes premissas da aprendizagem situada:1) a aprendizagem enraíza e fundamenta-se nas situações do quotidiano; 2) o conhecimento adquire-se em situação e é transferido para situações semelhantes; 3) a aprendizagem resulta de um processo social que acompanha o pensamento, a percepção, a resolução de problemas e a interacção, aliadas ao conhecimento declarativo e prático e 4) a aprendizagem não existe separada da acção e resulta de um ambiente social complexo de actores, acções e situações. Estas quatro premissas distinguem a aprendizagem situada das outras formas de aquisição de conhecimentos baseadas na experiência.
Na aprendizagem situada, a tradição escolástica de aquisição da informação organizada em módulos descontínuos pelos instrutores, dá lugar, à aprendizagem pela acção e pela experiência. Os conteúdos estão incluídos nas tarefas a efectuar, num contexto de interacção grupal prevalecente nas situações autênticas, em que a aprendizagem ocorre em situação dilemática.
A aprendizagem situada recorre à cooperação e à participação como forma de aquisição de conhecimento. O conhecimento é gerado ou negociado através de interacções entre humanos e estes e o ambiente.
Os temas de aprendizagem emanam dos dados recolhidos no ambiente e do diálogo; o conhecimento é adquirido pela observação e pela prática em refinamentos e aperfeiçoamentos sucessivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário