domingo, setembro 09, 2007

A primeira aula de estudo acompanhado


Entrar com o pé direito: Escola nova, novos professores, cadernos, livros e materiais novos, um projecto para 2007/2008: Começar bem, como?

Não precisamos de inventar a roda, só precisamos de ter bem presente o que é essencial, debater bem os princípios, fazer com os os alunos verbalizem cada um deles, quer oralmente, quer através de um pequeno registo escrito, para que expliquem o significado e a importância de cada um deles, partilhá-los com os pais e os encarregados de educação para os envolver e responsabilizar.
E os princípios são...


Cumprir regras da aula e o Regulamento da Escola

Ter um local de estudo

Ter um bom pequeno-almoço

Arrumar a mochila de véspera

Ter um horário de estudo

Fazer os trabalhos de casa

Ter os cadernos organizados

Como pensa o/a Encarregado/a de Educação ajudar o/a seu/sua educando/a a cumprir cada um destes princípios?
Nas próximas aulas, vamos abordar cada um destes assuntos em pormenor.

A Ficha 1 do estudo acompanhado ficou gira, mas ocorre-me logo uma ideia nonsense a propósito: é um velho filme com Mel Brooks sobre a Hisória do Mundo, em que Moisés escreve 15 mandamentos, mas uma das pedras parte-se: só ficaram 10. Menos mal.Eu consegui reduzir ainda mais a tábua de leis. Terei pensado em todas?

(Accionando a imagem, obtém a sua origem)

2 comentários:

Alda Serras disse...

Gostei da parte final que envolve activamente o Encarregado de Educação no processo de aprendizagem do seu educando. Se eles cumprirem este tudo, o sucesso está garantido!

Paideia disse...

Olá, sininho!
Vamos ser um sucesso!
10% de problemas de socialização, 15& de dificuldades de aprendizagem e/ou de linguagem, mas comigo não têm hipótese: estão condenados ao sucesso: é uma questão de princípio.