Photomaton do Pequeno-almoço
Longe de mim pensar que uma turma de 20 alunos, formada mais ou menos aleatoriamente de crianças provenientes de 3 escolas públicas pertencentes ao agrupamento e de uma privada, possa constituir uma amostra significativa da realidade que se vive em ambiente suburbano.
Até porque o contexto social é o de um dos concelhos mais promissores, com maior percentagem de população com instrução de grau superior e com maior poder de compra.
A ficha de estudo acompanhado revela que dessas vinte crianças, apenas 15% se encontram comigo pelas 8 e 15 da manhã com um pequeno-almoço adequado à sua idade, a uma manhã de estudo que pode durar até à uma hora da tarde e prolongar-se até as quatro e trinta da tarde, num total máximo de 8 tempos lectivos.
E basta recorrer à Professora de Ciências para ensinar a estas crianças o que deve ser um pequeno-almoço?
Não basta.
É preciso lembrar que mochilas, tabuleiro do pequeno-almoço e vestuário devem ficar preparados de véspera e que o erguer tem de ser a horas de contemplar o fundamental: tempo para fazer um pequeno-almoço adequado e saudável.
Quantas gerações serão necessárias para se reaprender o que já se esqueceu - para não falar do que ainda não se aprendeu?
sábado, setembro 29, 2007
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