domingo, outubro 22, 2006


Resposta a um desafio do Professor Albano Estrela sobre o poder da palavra
Vários atributos pertencem à natureza mais intrínseca da nossa profissionalidade. Um deles é o da contínua invenção da roda - O fluir das gerações obriga-nos constantemente a repensar princípios, práticas, procedimentos, de forma que chega ao paroxismo, como verifico actualmente, após algum tempo de ausência para o meu doutoramento. Um outro é o da essencialidade do Verbo - é ele que sustenta uma reprimenda que nos remete à essência do educere tal como o cumprimento, o elogio, o prazer autêntico da descoberta, um novo feito, outro melhor de nós mesmos. Eles ouvem, eu acredito que eles ouvem, não apenas a palavra, mas a voz do nosso pensar, sentir, do nosso gosto (ou desgosto) de estar com eles. Como diz a minha Prof., eu tenho mentalidade de professora do básico, mas gosto de ser assim, pequenina. Quando eles pedem colo, eu dou, quando me apetece chorar, eles dizem: A prof. está triste - e mimam-me. Idalina Jorge, Oeiras20-09-2006

Sem comentários: