domingo, outubro 22, 2006




Diálogo 1:UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO
Área de Projecto – No quadro, um grande mapa conceptual com a palavra projecto e setas de e para o conceito, que eles e elas vão acrescentando; o primeiro foi: trabalho de grupo. Excelente! Palmas para o Francisco. Na terceira fila e só, 1,30m de poucas falas e 10 anos de muito mau feitio, José (chamemos-lhe assim) está alheado do que se passa à sua volta e lê atentamente um livro. Aproximo-me: o que estás a ler? Mal me olha: "Os biomas": explica-me todos os símbolos da sua distribuição geográfica, num vocabulário preciso e rigoroso. Ah! A tundra do Árctico, pois, digo eu … José, já pensaste na cor predominante dos animais da tundra? Sem hesitação perante o advérbio propositadamente “difícil", devolve: é o branco – e explica porquê. E... José: já notaste na diferença no pêlo, em comparação com os animais da savana? Explica-me: "É mais comprido (...) por causa do frio! Mas olha que se o urso te apanha...", acrescenta com ar ameaçador… Há-de aprender Inglês, nem que eu tenha que “I’m Bear: Teddy Bear.”

Sem comentários: