sexta-feira, outubro 27, 2006

Meeting X

A manhã estava soalheira e quente, a turma é grande e resolvi deixar aberta a porta que dá para o pátio exterior.
Ele entra-me na sala, o meu placar está coberto de family trees, olho para o canto da sala e o rosto de R. fecha-se numa expressão embaraçada, sururu na sala, avalio rapidamente a situação, rolo os olhos, lanço aquele olhar e digo:
- R, this is your brother, I guess. What’s his name?
- X.
- Hi, X! (estendo-lhe a mão).
X Aponta para o irmão e diz:
- É o meu irmão! Porta-te bem!
- Eu sei! Gostas muito dele, não gostas?
- Gosto! (Volta-se de novo para ele) Porta-te bem!
- Ele porta-se bem. E também gosta muito de ti. Queres ver? Estás aqui! (Mostro-lhe a “family tree” de R) e segredo-lhe (agora, que já visitaste o R, vai apanhar sol, que está um dia bonito, não achas? Obrigada pela visita. Depois conversamos, OK? Gi’me five! (Estendo-lhe a mão aberta, ele retribui com um grande sorriso e sai contente por ter cumprido o seu papel de irmão mais velho).
E agora nós (dirijo-me à turma: o cromossoma 21 costuma ser assim: mas às vezes sai assim:(faço as respectivas representações no quadro), right? (mão em concha no ouvido):
- RIGHT!
- For the rest, most of us have got one head (começo a apontar para as partes do corpo e a indicar as respectivas quantidades, armando em maestro de um coro mais ou menos afinado) two eyes, one nose…, do pescoço para baixo, começam os sorrizinhos, entro na brincadeira das slight differences e sigo em frente rapidamente.

Guardo um bocadinho mais de tempo para o sumário. Depois do arrazoado habitual Unit 3 (...) escrevo “Most of us are pretty much alike.” Ukékisso ker dzer, stôra?” (How predictable!) “Olha, tive uma ideia: na aula de 4ª. Feira vais ser tu a explicar a frase à turma…” (Sorriso amarelo) “Tá bem”.
Para o Project work da semana mais uma alternativa: The human body. Não estava nos planos, mas às vezes… “a aula acontece”.

Nota: Agradeço à Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 a autorização que me concedeu de publicar a fotografia da sua Presidente Teresa Palha, mas como o texto se refere expressamente a um rapaz, optei por estabelecer uma hiperligação para o sítio da Associação, onde os professores podem consultar material sobre a trissomia 21.

1 comentário:

Anónimo disse...

:)))