Criei este blogue para, em conjunto com outros professores do ensino público não superior, começar a contar o outro lado da história.Já em 1901 Dewey afirmava que as reformas do Ensino só se fazem com a adesão dos professores. Mas eu mantenho uma dúvida metódica: é necessário verificar a hipótese, confirmá-la ou infirmá-la. A história que temos vindo a ouvir nos últimos tempos está muito mal contada? É necessário prová-lo. Há que exercitar a reflexividade docente, escrutinar cada pressuposto, argumentar, reflectir criticamente. Não se trata de saber "de quem é a culpa", nem de trocar acusações, mas sim de esmiuçar as situações e proceder a um diagnóstico preciso e exaustivo. Fazer ouvir a voz dos Professores e contar a nossa versão. Qual é a nossa interpretação dos factos? Da situação do ensino? O que vos proponho não é um rosário de queixumes, nem um muro de lamentações, pois para isso há imensos fóruns onde podemos fazê-lo; nem tão pouco uma versão de pendor sindicalista (idem). O que vos proponho é uma descrição analítica do nosso ensino público não superior nos seus aspectos mais diversos. Diz a literatura que os professores escrevem pouco sobre o que fazem: porque será? O meu objectivo final é reunir em livro, de preferência a várias vozes, a reflexão dos professores sobre a sua prática e o contexto em que a exercem. Aquela reflexão mais próxima dos acontecimentos do dia-a-dia amassada com aquela outra, mais distanciada, baseada na essência do que é ser professor/a no ensino público, em Portugal.
domingo, outubro 22, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário