domingo, outubro 29, 2006





Do meu amigo de juventude Joaquim António Cardoso Fialho Gomes, publicou, no passado dia 23 de Outubro, a Editora Livros Horizonte um livro sobre a montagem da máquina da censura.
A apresentação deu-se nas sempre simpáticas instalações da Associação dos Militares do 25 de Abril.
OS MILITARES E A CENSURA é o resultado natural da sua tese de mestrado, orientada por António Costa Pinto e arguida por Fernando Rosas, em 1997.
Ainda há muito para investigar e contar sobre o período da ditadura militar e este contributo do Quim para a história da montagem e progressiva complexificação organizativa dos serviços de censura, da ditadura militar ao Estado Novo, a reorganização de 1933, o seu alargamento e "constitucionalização", as suas figuras de elite, foi certamente muito relevante. Das brilhantes intervenções dos oradores, saliento a proverbial irreverência de Fernando Rosas, que lhe conheço dos idos de 1973, após a sua segunda libertação do cárcere político. O Sr. Coronel Vasco Lourenço (espero não me enganar na patente) aceitou as picardias de boa mente e sorriso complacente a propósito do papel dos militares na ascensão e consolidação dos regimes ditatoriais europeus no Sec. XX e a noite acabou feliz no agradável restaurante da Associação, com um pormenor delicioso: um velhinho professor de História, já reformado, que fez questão de se associar a este evento auspicioso do seu colega e jantou prazenteiramente com a sua companheira.
Foi bonita a festa, pá.

Sem comentários: