sexta-feira, novembro 30, 2007


Vamos lá então reflectir...



A aluna do 9º. ano voltou à carga,presumo que num gesto de confiança, para me dizer que queria que eu visse o teste de Inglês, para eu verificar se o teste estaria suficiente ou chegaria ao bom.
Começou a remexer nos papéis, encontrou finalmente o teste e mostrou-mo:
-Achas bem que eu dê opinião sobre o teu teste? - Perguntei-lhe. Hesitou.
Reformulei a pergunta:
- Pensas que seria correcto da minha parte dar a opinião que me pedes?
- Entretanto um rapaz de outra turma que me veio cumprimentar, opinou:
- Eu acho que não, professora.
Ela concordou.
- E porque é que não seria correcto?
- Porque põe em causa a minha professora? - Alvitrou.
- Também, mas não principalmente... suspendi o raciocínio.
- ???
- Aquilo que te aconselho é que, sempre que tenhas uma dúvida desta natureza, a coloques directamente à tua professora. Sabes porquê?
- Para ela me explicar?...
- Exactamente. Ela é que definiu os critérios de correcção e tu deves esclarecer as tuas dúvidas com ela. Não só porque ficas esclarecida, mas também porque, em caso de a professora se ter enganado, lhe dás a oportunidade de corrigir o erro. O que pensas disto?
- Acho que a professora tem razão.

Este incidente é significativo. Pode acontecer com vários profissionais, mas em educação é crítico, porque implica questões de aprendizagem do exercício da cidadania. Mas se os alunos procedem desta forma, não é só porque já interiorizaram um comportamento cívico inadequado. Eles agem assim, porque há profissionais que se prestariam. Mas não seria por isso que ganhariam a sua confiança.

A reflexividade crítica ensina-se.

Sem comentários: