sábado, novembro 24, 2007



História para a Vida Activa?!? Foi o que disse?!?

O J. é um rapaz encantador. Está no sexto ano e tem um currículo alternativo que é mais uma manta de retalhos aberrante. Uma das "disciplinas" do seu currículo é justamente a "História para a Vida Activa". Não me perguntem o que é, porque eu também não sei.
Somente me irritou que para se montar uma abstrusa e inqualificável manta de retalhos tenham reduzido o currículo de Inglês, primeiro a um quarto, após a minha primeira intervenção a cinquenta por cento e, já no esticar da corda da minha má disposição e pior paciência para tanto disparate junto, a três quartos.
Enfim, ele já tem 36 horas (leu bem: trinta seis horas) curriculares por semana: no limite, já não tive coragem para reivindicar para ele um currículo de Inglês por inteiro.
Porque se nós, os professores, nos queixamos das nossas 25 horas semanais, porque havemos de fazer para um jovem de 12 anos, um currículo de 36 horas, não é? Tal como nós, ele ainda leva trabalho para casa.
Eu sou visceralmente, mas também filosoficamente contra medidas educativas restritivas; talvez seja por isso que me falha a compreensão de o J. não ter História com a sua turma de 6º. ano: o J. gosta de conviver, de conversar, é um rapaz muito saudável, tanto emocional como fisicamente, e gosta da sua turma, particularmente do JA., que é um rapaz muito solidário, mas também muito estudioso e com uma saudável ambição de progredir na vida.
Porque é que o J. não tem História com a sua turma, pergunto eu, perguntais vós, mesmo que só se exija dele que tenha conhecimento de factos históricos e os compreenda a todos ou apenas alguns?
J. tem História para a Vida Activa, mas também é muito criativo - tem uma inteligância motora muito respeitável e faz a coreografia da música da Floribela na perfeição, com marcações exactas e precisas e com grande elegância gestual.
A minha imaginação voa de forma que chega a conseguir visionar o J.aplicando os seus conhecimentos de História para a Vida Activa, montado mum cavalo branco, a avançar sobre o Castelo de Castelo de Almourol, para salvar a sua dama.Ou para o de Silves, para libertar uma moura que por ele se encante.
Para o Norte ou para o Sul, para cima ou p'ra baixo... (como na canção da Floribela)
O que vale é que o J. e eu nos divertimos à brava na nossa hora individualizada de Inglês. E que, nas restantes duas, com a sua turma, faz praticamente o mesmo trabalho com os outros, trabalha em pares e em grupo, vai fazer exercícios ao quadro e tudo.

História para a Vida Activa... Olha que ele há invenções...

Sem comentários: