terça-feira, novembro 27, 2007


A filosofia e a personalidade do e-tutor e a sua influência na aprendizagem, no desempenho e na motivação dos estudantes em regime de e-learning


A matriz filosófica do tutor, as suas crenças e valores em relação às questões educacionais, em geral e à educação de adultos, em particular, e o meio em que desenvolve o seu trabalho influenciam o seu estilo de ensino (Feenberg, s/data).
O estilo de ensino do tutor, a forma como concebe e desenvolve o ambiente de aprendizagem, os métodos e as estratégias que utiliza para apresentar os conteúdos, a forma como lidera as discussões, como encoraja as interacções, alimenta a curiosidade dos estudantes, é de vital importância.
Um tutor que crê nas vantagens da autonomia e da interacção, aceita novas ideias, valoriza as diferenças de opinião, estimula diferentes pontos de vista, procura novas formas de ensinar e de aprender e sabe identificar o que despoleta a reflexão, inspira e motiva os estudantes (Barrows, 1992), que os encoraja a tornarem-se independentes e a procurar por si próprios a informação para fundamentarem opiniões e hipóteses, responde a perguntas, sugere percursos, diagnostica más interpretações, fornece explicações alternativas, tem uma matriz teórica baseada na autonomia, na interdependência, na comunicação e na interacção (Keegan, 1998; Paulsen, 1992).
Hamza & Nash (1996) encontraram relações entre a personalidade do tutor e sua eficácia e verificaram que alguns estilos de tutoria têm maior dificuldade ou facilidade em conseguir um melhor desempenho por parte dos estudantes e em desenvolver um ambiente de aprendizagem mais propiciador da criatividade e do desenvolvimento de competências de resolução de problemas.
Estas conclusões confirmam Deci & Ryan (1987), Deci, Vallerand, Pelletier, & Ryan, 1991; Reeve (1998) e Ryan & Grolnick (1986) e são corroboradas por Chan (2002), no que diz respeito à importância do estilo de motivação, um conceito educacional relevante nos resultados académicos e no desenvolvimento de competências individuais e sociais dos estudantes. Chan (2002), num estudo em que utilizou a versão chinesa do teste de Myers-Briggs (MBTI), concluiu que certos traços de personalidade estão associados ao estilo de tutoria on-line.
Também Tonelson (1981) afirma que a personalidade do tutor tem repercussões nos resultados da aprendizagem e influencia o ambiente psicológico em que esta ocorre. A investigação tem ponderado as questões da motivação e sugere que a motivação dos alunos é influenciada pelo estilo do professor, mais directivo ou de tendência mais autonómica (Deci & Ryan, 1987; Reeves, 1998; Ryan & Grolnick, 1986).

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