sábado, novembro 03, 2007


Aprendizagem centrada no aluno: a utopia e a realidade



Apesar da proliferação da investigação em ambientes de aprendizagem centrados no aluno, são poucos os investigadores que se envolvem directamente nas questões relacionadas com a concepção de tais ambientes e são poucos os conceptores que estão em sintonia com a teoria e a investigação produzidas.

O interesse dos professores por estes ambientes de aprendizagem e as ferramentas que lhes estão associadas é bastante grande, mas a pesquisa e teoria disponíveis para guiar ou sustentar a prática docente é, apesar de alguns passos significativos,ainda muito diminuta.

Parece-me ser necessária uma maior convergência entre quem investiga e quem está no terreno.
Os obstáculos à sua adopção prendem-se com:
. A dificuldade em gerar materiais e aceder e utilizar recursos;
. A percepção de que o tempo disponível para organizar as aprendizagens é limitado;
. A introdução de ferramentas mais actuais cria dificuldades em configurá-las com os conteúdos dos programas;
. Os resultados nem sempre são tão animadores como esperávamos, o que constitui para os professores uma grande responsabilidade.

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