terça-feira, novembro 27, 2007


A liderança nas equipas virtuais



Em termos de liderança, as equipas virtuais tendem, segundo Johnson et al., (2002) a seguir dois paradigmas: ou optam pela liderança alternada, ou os elementos das equipas com maior domínio das tecnologias tendem a assumir a liderança; outro factor de escolha de líderes, em equipas multiculturais pode estar relacionado com o idioma de comunicação, havendo contudo um consenso geral, em todas as equipas observadas, de que se trata de uma liderança muito orientada para as tarefas a cumprir.
Desta conceptualização, resultam três questões capitais a ter em conta na organização e dinamização das equipas de trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem: 1) as tarefas das equipas devem ter um objectivo claro, uma vez que as tarefas muito complexas são difíceis de executar sem encontros presenciais; 2) algumas equipas poderão necessitar de um apoio mais específico em questões de trabalho, de assertividade e de dinâmica de grupo; 3) ao estabelecer metas temporais, há que conhecer as condicionantes do desenvolvimento das equipas on-line e estabelecer calendários de execução realistas, que permitam aos estudantes adaptarem-se ao trabalho de grupo em ambientes on-line; 4) o tutor tem de estar preparado para gerir a eclosão de conflitos e de recorrer, sempre que necessário e adequado, a comunicações privadas, exteriores ao espaço de discussão e de trabalho, designadamente através do correio electrónico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pelo post.
Se não te importares vou colocá-lo na resposta à questão 15 do questionário que conhecemos.
Oinda

Paideia disse...

OK. Olinda.
Trara-se aliás de um pequeno resumo de um dos pontos da m/ tese de doutoramento.
Idalina