sábado, março 29, 2008

Investigação em educação

O questionário (3)


Após a redacção do questionário, há que proceder ao seu ensaio, com o intuito de verificar se:

- as questões são compreendidas como o investigador previu;
- há questões susceptíveis de influenciar as questões seguintes;
- a ordem das questões obedece a uma lógica compreensível pelos inquiridos;
- há motivos para fenómenos de fadiga, aborrecimento ou qualquer reacção menos positiva, susceptíveis de alterar o comportamento de resposta.


É igualmente vantajoso proceder a antecipações e construir quadros fictícios, de modo a evitar respostas impossíveis de interpretar ou apenas interpretáveis se forem acompanhadas de perguntas suplementares. Este procedimento permite ainda detectar repetições desnecessárias.

Para determinar a aceitabilidade das perguntas, é conveniente passar a uma aplicação em pequena escala, em condições idênticas às da aplicação definitiva, para determinar as reacções ao questionário. Nesta fase devem ser registadas todas as dificuldades encontradas.

A aplicabilidade e a relevância das respostas pode verificar-se através de um teste piloto, em que se ensaia a aplicação do questionário, evitando assim incompreensões e erros de vocabulário e de formulação.

O teste piloto permite verificar se a introdução motiva os participantes e se as instruções e as perguntas estão claramente redigidas. Para esta verificação, escolhe-se uma pequena amostra representativa do grupo a investigar.

A amostra seleccionada deve estar consciente da finalidade do teste piloto e responder às perguntas sem interrupções. Quando o tiver feito, pode então fazer a apreciação da introdução, das instruções e de cada uma das perguntas.

Nesta fase, deve-se verificar se os inquiridos deram à pergunta a interpretação pretendida. Estes procedimentos ajudarão a rever os pontos fracos do questionário.

A apresentação do questionário influencia a taxa de retorno, pelo que o seu aspecto deve ser muito cuidado.


Brevemente acrescentarei algumas notas sobre perguntas e escalas.

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