A família e o desenvolvimento moral dos jovens
O desenvolvimento moral é, segundo Kohlberg's (1969), a capacidade crescente de diferenciar e de integrar perspectivas de si e do outro, na resolução de conflitos morais e resulta da interacção entre as estruturas cognitivas do jovem e as características do ambiente social.
O desenvolvimento moral desenvolve-se assim através de experiências sociais geradoras de conflitos cognitivos, que ajudam o jovem a ser capaz de se colocar na perspectiva do outro.
Lamentavelmente, Kolhberg deu pouca importância ao papel da família no desenvolvimento moral dos jovens, enfatizando o papel dos pares e da escola. Todavia, a investigação posterior em desenvolvimento moral indica que Kohlberg terá subestimado o papel da família na promoção do desenvolvimento moral do jovem.
Os estudos que têm examinado as relações entre a disciplina parental e o desenvolvimento moral do jovem confirmam as conclusões de Kolhberg de que o desenvolvimento moral do jovem está intimamente relacionado com as experiências de se colocar na perspectiva do outro, mas encontram uma relação altamente positiva entre esse desenvolvimento e a utilização em contexto familiar de técnicas indutivas de disciplina que estimulam o pensamento crítico e encorajam a criança a colocar-se na perspectiva do outro, fazendo-a compreender as consequências das suas acções, quer para consigo própria, quer para o outro. Assim como confirmam que um ambiente familiar afectivo, de relações positivas entre pais e filhos, a participação dos adolescentes nas discussões familiares, os estilos de discussão com interacções positivas, a qualidade das relações familiares, a estimulação cognitiva do raciocínio moral contribuem para esse desenvolvimento.
Em suma, a ideia de que a influência dos pais e da família no desenvolvimento moral do jovem é muito maior do que Kolhberg inicialmente assumiu tem sido fortemente evidenciada pela investigação empírica mais recente.
Breves referências:
Buck, L. Z., Walsh, W. F., & Rothman, G. (1981). Relationship between parental moral judgment and socialization. Youth and Society, 13, 91–116.
Hart, D. (1988). A longitudinal study of adolescents' socialization and identification as predictors of adult moral judgment development. Merrill-Palmer Quarterly, 34, 245–260.
segunda-feira, março 24, 2008
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1 comentário:
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Obrigado.
teixeiragomes@sapo.pt
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