sábado, março 10, 2007

(Fui buscar esta imagem ao blog Esboço a vários traços)
Poesia e baterias


É bom recarregar baterias de uma semana mais trabalhosa ou difícil, no próprio local que as consumiu. Na verdade, logo a seguir às aulas de sexta-feira, o dia estava de feição a rumar à praia, o que fizemos até às seis horas da tarde. Depois, fomos à Escola, participar na sessão enquadrada no plano nacional de leitura. A Irene Cardona convidou-me para dizer um texto e lá fui eu. Em casa, sobretudo quando os meus olhos acusam um esforço maior, gosto que leiam para mim e, tanto o Jorge com a Inês, o fazem de quando em vez. Assim, ouvir ler está ligado aos meus momentos mais íntimos e felizes.

Estava ali a ouvir a voz dos outros, da Ester, da Fátima, dos alunos, dos pais e, lentamente o meu corpo e o meu espírito começaram a sintonizar com o lado mais zen do Universo, em que a minha alma errante e inquieta descansa, por momentos.

A voz humana restabelece, revigora, tem efeitos terapêuticos, por assim dizer: é bom ouvir ler.

Bem hajas pelo convite, Irene.

Gostei de vos ouvir, Ester, Fátima, Núria (a minha princesa do 5º. C) e aos meninos do primeiro ciclo... encantadores. Um deles estava ao meu lado, vinha com o seu livrinho, que leu avidamente durante toda a sessão. Do primeiro ano - uma delícia de se ver.

Agora, que ler poesia é mais difícil que defender teses de doutoramento, lá isso é! Ai que nervos!...

Sem comentários: