sábado, março 24, 2007


A excelência no diálogo entre a Escola e as famílias:
PARENTS AND TEACHERS TALKING TOGETHER

É o nome de um programa posto em acção pelo Comité Prichard para a excelência académica. Organiza debates estruturados como ponto de partida para a comunicação entre a Escola e as famílias e outras actividades, visando melhor a dinâmica das relações e aumentar o envolvimento parental.
Cada sessão inclui cerca de 30 participantes. As sessões realizam-se em centros comunitários, tais como escolas, igrejas e outros locais públicos. O comité dá formação a facilitadores locais, instruções aos organizadores e materiais suplementares de apoio às sessões.
O programa está acreditado e conta com um sistema de créditos para a qualificação profissional dos docentes. Permite ainda uma proveitosa recolha de dados que são posteriormente utilizados nos processos de melhoria dos serviços prestados pela Escola.
Os organizadores planificam e executam os eventos, calendarizando-os, escolhendo os facilitadores, seleccionando locais de encontro cómodos e acessíveis, convidando professores e pais a participar e coordenando as sessões.
As suas tarefas incluem ainda a concepção do formato das sessões, a definição de regras, a ajuda na consolidação e registo das ideias, apoia a tomada de decisão sobre os próximos passos e faz o relatório das sessões.
Cada sessão começa com duas perguntas essenciais: “O que queremos para os nossos jovens estudantes?” e “Como vamos consegui-lo?”. O processo de discussão tem uma duração média de quarto horas.
O Comité Prichard considera que este projecto facilita o processo de compreensão mútua das perspectivas de pais e de professores, no sentido de fazer progredir a qualidade da educação, dando voz à perspectiva das famílias.
Uma forma de aprofundamento da democracia e de evitar ao máximo as relações espúrias entre direcções escolares, professores e famílias que exercem sobre outros professores formas de dominação revoltantes. Mas isto exige de todos um elevado civismo.

Sem comentários: